Eu particularmente amo Portugal e os Cosplayers desse país fantástico e fiquei maravilhado com uma Cosplayer em especial de nome Marta Sofia e essa excelente entrevista é com ela que vai contar um pouco de sua vida de Cosplayer nesse belo país.

Entrevista Cosplay Marta Sofia por Alex Shinobi

1)Qual seu nome? Quantos anos você tem e O que você faz da vida?
O Meu nome é Marta Almeida, tenho 18 anos e o que faço é estudar onde irei começar a faculdade ainda este ano na área de Marketing, nos tempos livres ou até mesmo em fins de semana é quando começo a fazer ou até mesmo planear novos cosplays!

2)Há quanto tempo você começou a fazer cosplay?
Bem, cerca de 4/3 anos, mas em 2018 é que comecei a levar a sério inclusive a investir em melhores materiais, cosplays mais caros e mais difíceis e até mesmo iniciar competições!

3)Onde você conheceu esse hobby? Algum amigo apresentou? Leu em revista? Conte-nos sobre.
Eu sempre gostei imenso de jogar e de animes desde pequena, mas foi em uma aula que uns colegas meus disseram me que existia um evento de animes em Lisboa e onde me explicaram que as pessoas faziam cosplay e na altura não sabia nada disso foi então que convenci a minha irmã e uma amiga minha a irmos ao iberanime, eu fui de Yandere de yandere simulator e lembro de aquilo ser uma grande novidade para mim, o convívio, as pessoas era um mundo completamente novo ou desde então é o meu vicio !


4)O que mais chama atenção em você nesse universo Cosplay?
O que mais chama a atenção é a convivência com as pessoas, embora seja facto que a comunidade de cosplay hoje não é a mesma do que era há 2/3 anos atrás devido a não existir “uma mão estendida” quando alguém precisa e isso é algo que não se pode ignorar!
Mas para mim a convivência é mesmo melhor quando se planeia cosplays em grupos o resultado final é incrível em que ficamos orgulhos tanto de nós como do nosso grupo é isso que faz todo o trabalho e tempo investido no cosplay valer a pena !

5)Qual foi o seu primeiro Cosplay?
Como disse anteriormente o meu primeiro cosplay foi o de yandere simultor, não tirei fotos com esse cosplay mas as pessoas reconheciam e às vezes metiam se a brincar comigo e até mesmo a falar e a elogiar mesmo não estando bom!

6)Quais outros Cosplays você já fez?
 Já fiz de Elsa do Frozen, Nidalee Snow Bunny de League of Legends, Thresh femele de League of Legends, Maid, Juvia de Fairy Tail, Harley Queen, Mirajane de Fairy Tail e Wendy de Fairy Tail e agora estou a fazer de Mera do Aquaman!

7)Além de Cosplay, você também curte fazer estilo próprio? Que tipo de estilo é esse?
Sim eu por exemplo adoro o estilo lolita acho super fofinho especialmente os vestidos redondos cor de rosas cheios de flores e brilhantes !


8)Você mesma faz seus Cosplays ou você manda fazer? 
Eu mesma faço os meus cosplays o único que não fiz foi o que estou a fazer agora de Mera do Aquaman esse mandei fazer, mas os outros fui eu que fiz tanto a nível de roupa como de Props!

9)Como é ser Cosplayer em Portugal?
Bem ser cosplayer em Portugal na minha opinião é igual em todo o lado, claro que há certas coisas que na comunidade em geral temos de melhorar para tornar mais agradável a todos, respeito principalmente é base de tudo !
Cosplayer em Portugal penso que podia ser um assunto que podia ser apresentado com mais frequência para dar a conhecer a realidade deste Hobbie, pois a maioria pensa que é Halloween e na rua ouvimos uns comentários menos agradáveis.

10)O que acha dos eventos de anime atuais? E o que deveria mudar neles?
Bem acho que são super divertidos e com diversificação área para quem gosta de jogos e outra de animes. Os concursos também são super divertidos e vale a pena!
O que eu mudava era a organização pois por vezes no site anunciam uma coisa e na realidade é bastante diferente e também o preço de alguns eventos que por vezes exageram um bocado e nem todas as pessoas têm capacidade de comprar o bilhete.


11)Quais os principais eventos que você frequenta?
Os principais eventos que vou todos os anos é o Iberanime (evento direcionado para animes com algumas partes de cultura pop japonesa é um cantinho de jogos) e a Lisboa Games Week (evento direcionado para jogos também com um cantinho de animes ), e de vez em quando vou a alguns meets de cosplay que acontecem aqui em Setúbal !

12) Quais os tipos de atividade nesses eventos que você mais gosta?
O que mais gosto é também o que me atrai mais que é pelo cosplay e os seus concursos, onde em cima do palco faz todo o esforço, trabalho e o dinheiro gasto valer a pena!
E também as lojas que estão nos eventos com coisas muito giras !

13)Para quem quiser conhecer mais do seu trabalho, como podem te encontrar na internet (suas páginas) ?
Eu para publicar os meu trabalhos eu uso o Instagram, ele é misturado com a minha vida pessoal e também com os meus trabalhos ele é totalmente público para quem tiver interesse em ver, @_cookie_choc_ e tenho também o Ko-fi onde ponho também algumas fotografias e um espaço para quem quiser doar para ajudar com futuros cosplays, vendo também alguns Prints meus de cosplay onde basta mandar mensagem no Instagram com um valor de 3€ os pequenos e os grandes 4.50€ o que ajuda imenso !

Fale com a 4Cosplay email: 4cosplay@bol.com.br