Nessa entrevista você vai conhecer um pouco do universo Otaku em Angola, um lindo país do continente africano que também fala Português e aproveitamos para entrevistar esse grupo fantástico que está realizando diversos eventos nesse país com vocês a União Otaku de Angola!

1)Como surgiu a ideia de criar o grupo?
R: É uma verdade imutável que tudo tem um ponto de partida, e União dos Otakus de Angola não foge essa regra.
Todos nós que somos super fãs de animes e mangás, sentimos a necessidade de partilhar e debater certas coisas e acontecimento no que tange ao universo Otaku. E dentre os vários grupos de animes que existem no facebook, há um criado a 7 anos por um membro chamado Fábio Miguel, de nome Anime Mangá Angola, onde nós sentíamos a vontade para partilhar e debater.

Um dos membros desse grupo de Nome Jairo Gomes(Eamon Gomes), queria que a interacção entre os Otakus fosse além dos ecrãs e de Encontros pequenos, e tinha o projecto da criação da União dos Otakus de Angola, e como muitos Otakus também passaram a ser amantes da cultura do Japão, o projecto também incluía a criação da A.N.T - Associação dos Amigos do Japão ( Association Nippon Tomodachi.

E foi assim que através do grupo já referido, ele fez conhecer o projecto. E dentre os muitos cépticos, apareceram pessoas que pensavam da mesmo forma, e foi Assim que apareceu Anderson Manuel que desde a primeira hora acreditou no projecto, ele foi a alavanca para outros também acreditarem pois já tinha muitos amigos com quem se reunia, e foi assim que apareceu Flávio Simão ( Flávio wandara) a também a acreditar, Luís Pedro que era muito popular no grupo e já fazia trocas de animes, Ladislau Borges que além de acreditar procurou incentivar, e assim também apareceram Celcio Marquês, Geovani Gonçalves (Vani Elsat), Jesus de Lima, e no restaurante em que Marcamos o encontro, encontramos alguém que os seus olhos brilhavam quando o assunto era anime, seu nome Telmo de Castro e foram esses que de primeira acreditaram no projecto e juntos Fundaram tanto a ANT, assim como a união dos Otakus - Angola, isso se deu no dia 03 de Novembro de 2018.


E logo no dia 8 do mesmo mês realizamos o primeiro encontro dos Otakus de Angola, esse foi o estopim para despoletar uma febre de Otakus em Angola, muitos que antes só assistiam e não se identificavam como Otaku passaram a se identificar como o Movimento e assim, de encontro para encontro o número foi crescendo e hoje esses encontros são três vezes ao ano e já são tradicionais ( estamos na 6° edição )e a nossa organização granjeou o respeito de todos Otakus do país e hoje é a legitima representante dos Otakus em Angola.

Dentre os mar de Otakus Tiramos três ( Zueleno Ank, Sebastian Henriques e Nusguira) que achamos que eram Otakus valiosos para fazer parte do conselho de Administração.


Hoje o nosso grupo do facebook anime/mangá Angola tem tem mais de 3.000 mil participantes, o nosso canal do YouTube Animangola Tv da a conhecer o que acontece nos Encontros. E as nossas páginas oficiais ANT - Associação dos amigos do Japão, União dos Otakus Angola e Animes e Mangas são um sucesso sendo inclusive muito acessado por brasileiros que interagem muito com a gente.

E assim vamos caminhando pois ainda só estamos na primeira fase ainda temos muito em carteira para esse projecto. Mais já estamos muito felizes com tudo o que conquistamos.

2)Quais são os animes preferidos do público em Angola?
R: Os Otakus em Angola são bem diversificados em gostos, até porquê temos Otakus de vários níveis. Mas sem Medo de errar os animes mais Preferidos são:
- Dragon Ball ( Pois passava sempre na TV aberta a mais de 30 anos)
- Naruto ( Esse é o mais popular, até as Mães conhecem rssrsr )
- One Piace
- Fairy Tail
- Death Note, Bleach, Shingeki no Kyojin, Cavaleiro do Zodíaco etc.

3)Existem muito eventos/convenções de anime e mangá em Angola? 
R: Não existem muitos, pois o Movimento Otaku é recente, mais com um crescimento tremendo. Foi esse um dos Motivos de criamos a união dos Otakus de Angola. No momento somos quem organizamos os maiores eventos a qual denominamos Encontro dos Otakus, que já vai na sexta edição, e além desse tem o concurso de mangá realizado pela embaixada do Japão. O nosso objectivo e conseguir meios pra realizar uma Comicon, e estamos a lutar pra isso.


4)Vocês organizam encontros de otakus? como são?
R: Os Encontros são super fantásticos, geralmente a maior parte dos Otakus são meio antissocial pois dificilmente encontram pessoas que os entende. Então nesses encontros temos a oportunidade de estar com gente que gosta do que a gente gosta, e isso torna o ambiente muito agradável de se estar. 

5) Existem muitos Cosplays em Angola?
R: Muito pouco na verdade, os que conseguem fazer é porquê tiveram que viajar e trazer, pois aqui não se vende e nem temos lojas desse tipo de fantasia. 
A união dos Otakus, esta nesse momento a envidar esforço procurando parceiros para abrir a primeira loja de cosplay em Angola. Desde já se tiver alguém que queira exportar para Angola ou abrir uma loja seria uma boa iniciativa, pois já temos mais de 20 mil pessoas a procura desse tipo de fantasia no país.


6)Quais as actividades que acontecem nos encontros de Otakus?
R: Neles, fazemos trocas de Animes e Mangás, além de campeonatos de jogos de PlayStation, como Naruto storm entre outros jogos físicos e Karaokês e debates que tornam tudo perfeito que a gente se perde no tempo e por vezes saímos bem tarde do local. Mas abaixo terão a oportunidade de ver as fotos.

7)Existem editoras em Angola especializadas em anime e mangá?
R: Infelizmente também não, Dependem das editoras comuns os que se arriscam em editar e muitos preferem participar nos concursos da embaixada do Japão pois dão a oportunidade do seu mangá ser editado no Japão. Outra visão de negócio para os brasileiros da área aproveitarem, as portas estão abertas.

8)Existem muitos desenhistas de mangá em angola? cite alguns nomes.
Embora seja tímido pois muitos não se divulgam, existem alguns como exemplo o Ary Ferreira que tem feito belos mangás.


9)Qual o principal site de anime e mangá de Angola?
R : Ainda não temos nenhum, mais a união dos Otakus esta a trabalhar nisso em breve teremos os principais site de Anime e mangá de Angola.

10)Deixe uma mensagem para os Otakus brasileiros.
R: E ai otakada, saibam que muito do que somos hoje é graças a vocês, fomos muito influenciados por vocês, temos nós socorridos dos vossos sites para baixar animes e mangás. E os vossos grupos do facebook e WhatsApp são a nossa casa também.
Então saibam que nós vós amamos muito, e agradecemos muito tudo que vocês fazem pelo movimento Otaku a nível mundial sem vocês a nossa vida seria muito difícil. Vocês são a nossa fonte de inspiração, obrigado por tudo.

Conheça a página do grupo: https://www.facebook.com/Animesangola/