Por Brenokai Costa

Nesse dia 30 de maio a Liga Cosplay Pará estará completando 3 anos de sua fundação. Iniciada e fundada por mim, minha noiva e amigos, a Liga Cosplay veio para mais que juntar amigos Cosplayers em eventos Geeks, veio também para valorizar e fazer crescer a arte Cosplay através eventos que puderam tornar o Cosplay ser mais conhecido na região metropolitana de Belém, interiores e até mesmo fora do Estado.

          Levar Cosplay para lugares menos comuns como shoppings, praças de alimentação, lanchonetes, espaços públicos comuns, permitiu que as pessoas pudessem ter mais facilidade de acesso aos seus personagens favoritos, do Universo Marvel, DC, Star Wars, Jogos, animações Infantis, animes, e tokusatsu (series antigas japonesas). Isso fez com que não somente o grupo mas também a arte em si pudesse ser conhecida por mais e mais pessoas.

           A Liga Cosplay tem 3 vertentes de ação na arte cosplay: 1- Ações recreativas onde se leva o cosplay para os ambientes mais comuns da cidade, para simplesmente fazer fotos com as pessoas, ou fazer ensaio fotográfico entre os cosplayers, por pura diversão; 2- Eventos filantrópicos, onde participamos de ações sociais junto a crianças em tratamento oncológico, como no Hospital Octávio Lobo, visitações em ala pediátrica como a feita recentemente no Hospital Universitário João de Barros Barreto, asilos, creches de crianças carentes; 3- Eventos remunerados para atividades particulares onde o cosplay leva o seu presencial para diversos tipos de eventos como presencial em shoppings, inauguração de lojas, feira de eventos, casamentos, formaturas.

        Houve até situações memoráveis como o pedido de casamento feito por mim, de Capitão América, à Thassia Albuquerque, de Mulher-Maravilha, em palco de apresentação em um dos nossos eventos anuais como o Belém Cidade Luz da Amazônia em outubro. Já recebemos prêmios por nosso trabalho pela curadoria dos artistas do Estado. Já tivemos nossos trabalhos enaltecidos por grandes cosplayers renomados da Comic Con Experience. Já fizemos inúmeras parcerias maravilhosas com grupos filantrópicos fantásticos, lojas de grandes marcas, colégios, curso de idiomas, etc. A partir do nosso grupo, outros grupos cosplayers foram inspirados a se formar também, expandindo a arte e as possibilidades.

            Entre nossos principais personagens estão Capitão América, Mulher-Maravilha, Motoqueiro Fantasma, Soldado Invernal, Batman, Princesa Léia, Darth Vader, Kylo Ren, Viúva-negra, Scorpion, Sub-Zero, Robocop, Homem-Aranha, Jaspion, Jiraya, Familia Incrível, Woody, Buzz Lightyear, Chiquinha, entre outros que somam quase 100 personagens de 10 membros atuais da Liga Cosplay. Os membros são compostos por mim, Thassia, Guilherme Oliveira, Alain Teixeira, Adriane Brito, Cristhiane De Moraes Lima, Alan Patrick, Guih Winchester, Wanessa Winchester, Gisele Vieira, Vinny Alves, onde a maioria é composta por trabalhadores liberais, como Fisioterapeuta, Pedagogo, Professoras, Enfermeiro, Administrador, Artesão, funcionários públicos e Universitários. O mais novo tem 22 anos de idade e o mais velho tem quase 40. Pra mostrar que a prática não é exclusiva de crianças e adolescentes.


     A Liga Cosplay tem projetos de visitações para esse ano em vários hospitais, muitos ensaios fotográficos para cada cosplay novo a fazerem e muita alegria para trazer às pessoas nesse ano de 2019. Ficamos muito felizes com a amizade e admiração de todos vocês. E esse belo texto de Enem é pra mostrar nossa gratidão a isso e a esses 3 anos em que nos doamos por essa bela arte... 
Liga Cosplay Pará!

Conheça a Liga Cosplay acesse o link: https://www.facebook.com/ligacosplayespa1/