Ads (728x90)



Nesta primeira edição de uma série de reportagens sobre esse assunto temos a honra de ler e conhecer um pouco da história de Flávio Aguilera sobre esse importante tema que tem sido foco de diversos debates na cena Cosplayer.

Por Flavio Aguilera Cosplayer 

Existem muitas discussões e debates acalorados na cena Cosplay Brasileira. entre elas uma que ainda causa bastante confusão é: existem Cosplayers profissionais? e a resposta é: sim existe!

O Cosplay é um fenômeno mundial global, isso nós já sabemos, os eventos de cultural pop não são mais um " Nicho de mercado "  mas algo totalmente amplo ! um mercado milionário, multicultural acessível para todos!  angariando fans em todo mundo e crescimento nesse  cenário se consolidou a  existência de novas profissões,  dentre elas o Cosplayer profissional.

 As pessoas hoje em dia, mesmo com toda a popularização tem muita dificuldade de entender até o que é Cosplay que é realizado desde 1939 e ainda hoje  muita gente faz confusão, enxerga com pré conceito aquela mania do brasileiro de fazer piada com tudo, na verdade o Cosplay e algo PESSOAL  para cada um,  Cosplay sim é um  HOBBIE uma ARTE e também uma PROFISSÃO (contratado por contratos e CNPJ pagando impostos  )  e algo que pode englobar uma gama de atuações em áreas distintas. vamos ilustrar para ficar mais fácil: 


Existem muitas pessoas que gostam de jogar bola, muitos jogam bem! outros jogam aos finais e semana, outros jogam todos os dias, outros só jogam por diversão já outros conseguem viver disso serem contratadas por outros times internacionais ganham a  vida sendo um jogador profissional, não e algo para todos, é assim no Cosplay, essa pratica e mais comum em outros países, pois eles não tem uma visão limitada como o brasileiro. 

O Cosplayer profissional é aquele que leva o Cosplay para outro nível, tanta na caracterização quando na atuação com um foco diferente que consegue através dos seus trabalhos se destacar e ser notada pelas grandes empresas, fazer os ações de marketing com Cosplay, ativações, lançamentos, campanhas de endo marketing, ação em PDV e stands, ou quando a empresa detentora dos direitos contrata o Cosplayer para produzir a roupa e usar em um evento ( Cosplayer oficial ) 

Sim existe Cosplayer oficial sim! existem grandes agências que agenciam Cosplayers para os trabalhos, outras empresas são especializadas na produção de props, máscaras, maquiagem, próteses, trajes (impressão 3D ou manualmente)  armaduras e ganham a vida fazendo isso, são profissionais do Cosplay! assim como tem Cosplayers internacionais viajando o mundo como Cosplayer convidado em eventos, vendendo suas fotos impressas autografadas ou pacotes em sites de financiamento coletivo.  Já outros Cosplayers focam em competições, investem em um super projeto de Cosplay e foca o ano todo indo aos eventos com premiações grandes outros em paralelo também criam as lojas especializadas Cosplay stores . Cosplayer que fazem até consultoria para eventos, Concursos de Cosplay. 


Claro existem algumas questões legais a serem consideradas , nos USA existem precedentes de Cosplayers que tiveram problemas com a justiça no caso Volpin Props  cada caso e um caso.
falando por  mim me orgulho em ser um dos Cosplayers pioneiros no Brasil que realizar jobs de Cosplay para empresas multinacionais como Hasbro e Warnerbros, com dubget acima de 10k é algo que eu gosto e me dedico a isso há mais de 7 anos e nunca tive problemas, recendo tudo sem nenhum problema.

Alguns trabalhos oficiais realizados por mim 

Ações de Cosplay para empresas

- Ação Cosplay oficial Hasbro cosplay My Little Pony® 
- Cosplayer Ação Oficial da ação da Warner Bros. Pictures Brasil do lançamento do DVD THE HOBBIT em 2014
- Cosplayer da Ação Oficial da ação da Warner Bros. Pictures Brasil lançamento do BOX DVD Game of Thrones 2015
- Cosplayer Oficial da ação da CD Projekt RED lançamento mundial do jogo The Witcher 3: Wild Hunt 
- Cosplayer Oficial do Ubisfot na ação do game ZOMBIE U.

Resumindo se você quer fazer Cosplay por HOBBIE seja feliz! pela arte seja feliz! por profissão
(respeite ) se quer fazer por todos  esses motivos! respeite e seja feliz! 

Como eu disse as possibilidades são infinitas, o mercado esta ai querendo contratar, e quem tiver interesse e quiser focar nisso tem espaço para todo mundo! 

insta @flyaguilera

Para falar com a 4Cosplay envie um email para: redacao4cosplay@outlook.com

As matérias assinadas não correspondem necessariamente à opinião do site, sendo de única e exclusiva responsabilidade de quem as assina.