Entrevista com Janis por Alex Shinobi

Qual seu nome? Quantos anos você tem e O que você faz da vida?
Meu nome é Janis, 20 anos! No momento estou cursando biomedicina.

Há quanto tempo você começou a fazer Cosplay?
Comecei em dezembro de 2011. Esse ano eu completo 8 anos como Cosplayer!

Onde você conheceu esse hobby? Algum amigo apresentou? Leu em revista? Conte-nos sobre.
Os meus tios sempre gostaram bastante da cultura japonesa, então eu conheci esse meio (e tive vontade de ir de Cosplay para algum evento) bem cedo! Mas só consegui fazer meu primeiro Cosplay alguns anos depois.

O que mais chama atenção em você nesse universo Cosplay?
A união! Por mais que tenha uma parte da comunidade que seja bem tóxica, eu conheci muitas pessoas incríveis que sempre estão tentando ajudar as pessoas através do cosplay!

Qual foi o seu primeiro Cosplay?
O meu primeiro Cosplay foi a Orihime Inoue, de Bleach!

Quais outros Cosplays você já fez?
Eu já fiz cerca de 25 cosplays, então falar todos seria complicado, mas os que faço com mais frequência são: Kotori (com o meu grupo de Love Live), a Miku e a IA de VOCALOID, a Emília de Re: Zero e recentemente fiz também a Plaquetinha de Hataraku Saibou!

Além de Cosplay, você também curte fazer estilo próprio? Que tipo de estilo é esse?
Eu tenho muita vontade de fazer lolita e pastel goth, mas nunca cheguei a fazer. O máximo que faço é combinar umas roupas para ficarem bonitinhas.

Você mesma faz seus Cosplays ou você manda fazer? 
Eu costumo mandar fazer ou comprar do aliexpress! Mas esse ano pretendo aprender a costurar o básico para fazer pelo menos meus cosplays de uniforme!

O que acha dos eventos de anime atuais? E o que deveria mudar neles?
Eu gosto dos eventos mas seria melhor se os preços fossem mais acessíveis e tivesse mais atrações voltadas para a cultura japonesa/mundo otaku em geral.

Quais os principais eventos que você frequenta?
Ultimamente eu não tenho frequentado tantos eventos quando antes, mas os que sempre costumo ir é o Maid Café Day (organizado pelo pessoal do Chest of Wonders), Up!ABC e Anime Friends no máximo!

Quais os tipos de atividade nesses eventos que você mais gosta?
Eu gosto muito de apresentar quando vou com o meu grupo de Cosplay de Love Live (Cosplay Idol Project)! Mas também gosto bastante de andar pelas salas temáticas e de tirar fotos.

Quais são seus novos projetos?
Esse ano eu to com bastante projeto novo, mas no geral são projetos bem simples (a maioria são personagens de uniforme), pois estou com pouco tempo, já que estou no meu ultimo ano da faculdade! Mas quero voltar com projetos mais detalhados a partir do ano que vem!

Você acha que dá para transformar o hobby numa fonte de renda? como? 
Aqui no Brasil eu acredito que dê para conseguir uma renda extra com Cosplay, mas não necessariamente uma renda onde você consiga se sustentar, porque infelizmente não é tão valorizado assim. Tem muitas possibilidades dentro do mundo Cosplay, por exemplo, trabalhar como animador de festa infantil, conseguir parcerias com lojas de Cosplay/lentes, montar um canal sobre Cosplay no YouTube e afins... é possível conseguir uma renda extra, mas acredito que precise de muito investimento e o retorno me parece demorar um pouco para vir.
Eu atualmente consigo uma renda extra através de fotos sensuais de Cosplay e ainda assim é MUITO difícil conseguir algo fixo e se manter nesse meio.

Para quem quiser conhecer mais do seu trabalho, como podem te encontrar na internet ?
Eu vou deixar alguns links aqui para quem quiser!

Instagram do meu grupo de Cosplay: https://www.instagram.com/_ciproject

Espero que tenham gostado!