Yaya Han Cosplayer Profissional, mas dá pra ser um Cosplay Profissional no Brasil?

Cosplayer: Profissão x Diversão

Por  Isabela Snorkle  @belasnorkle


 Recentemente vi alguns posts no Facebook sobre a valorização do Cosplayer profissional, dizendo que o Cosplayer profissional deve ser mais valorizado que o Cosplayer que faz por diversão, pois este gasta mais em Cosplays que o aquele que faz por hobbie.

 Não acho justo compararmos e separarmos os Cosplayers por essas duas categorias, pois os dois têm os mesmos gastos, o mesmo trabalho e os dois devem ser respeitados e valorizados.  
 A questão é que o Cosplayer que faz por diversão, não é aquele que não leva a sério o Cosplay. Ele leva muito a sério o Cosplay e o mesmo quer ser valorizado e respeitado por conta disso. Só que essa pessoa já tem uma profissão e usa seu dinheiro para fazer Cosplay e se divertir, enquanto o Cosplayer profissional trabalha com Cosplay e quer garantir seu espaço e reconhecimento.

 Já trabalhei só com Cosplay e posso dizer que no Brasil é difícil, pois nós Cosplayers seja por hobbie ou profissionalmente não somos valorizados. Aliás, qual arte no Brasil é valorizada, não é mesmo? Se a arte fosse valorizada no Brasil, não teríamos músicos tocando no metrô. No Brasil, nós Cosplayers somos vistos como palhaços, alguém que traz entretenimento para o evento, mas que não merece ser bem remunerado, porque nada mais é que a escória da sociedade. Somos considerados nerds, retardados e o “povo que se fantasia” pela mídia.

 Não consegui me manter como Cosplayer, porque trabalhando com Cosplay você recebe mês sim e mês não, sem falar que a remuneração não chega nem a um salário mínimo. Cada job que você faz o dinheiro vem tudo picado (depende muito do job você ser bem remunerado). Tive que buscar uma segunda renda para pagar as contas. Manter um trabalho como Cosplayer é difícil, é preciso ter contatos, hoje em dia você é escolhido pela sua cara e não por ter um Cosplay top. E é por isso que acho que em partes os Cosplayers profissionais querem manter seu espaço e sua comunidade de uma forma que os trabalhos permaneçam entre eles.

 Os Cosplayers profissionais são uma panelinha que não se mistura com os Cospobres, pessoal que tá começando no meio Cosplay ou com Cosplayers que não são tão famosos assim ou que fazem por diversão. São esses ganhadores de CWM, modelos, sósias e os superstars (com mais de 10k de seguidores no instagram) que fazem parte da panela dos profissionais.

 Mas acredito que tanto o Cosplayer profissional quanto o Cosplayer que faz por diversão, merecem os mesmos benefícios. Cosplay é uma arte, leva tempo, dinheiro e muita dedicação. Nós Cosplayers merecemos ar condicionado no evento, uma fila própria, camarim, etc. A questão dos ingressos de cortesia não entrarei em detalhes, pois acho que isto está longe de acontecer. Os eventos lucram demais com a gente, e não estou falando que eles são os coitadinhos, pois eles não são. Eles descolam uma grana preta, então acredito que seja um pouco difícil pra eles abrir mão desse capital. Mas que seria um sonho para nós Cosplayers ter ingresso de graça seria.

 O que venho a tratar nesse post é que nós Cosplayers já temos tantos problemas, o Brasil não sabe quem somos, e as pessoas querem separar os Cosplayers por categoria. Se isso acontecer, futuramente as pessoas que quiserem entrar no meio Cosplay, não se sentiram tão capacitadas assim para fazer Cosplay, porque o modelo de Cosplayer que elas vão ter serão os profissionais e não o povo que se diverte. Cosplay passará a ser uma obrigação e o cabo de guerra de quem é o mais perfeito não terá fim.

 Lutamos tanto contra padrões de beleza e estereótipos no meio Cosplay para perder algo assim de graça. O recado no qual venho passar é que nós Cosplayers tanto profissionais quanto por diversão devemos nos unir e mostrar pra esse Brasil o que é Cosplay e por que nossa arte deve ser valorizada.
O mundo já é capitalista, vocês querem trazer isso pro meio Cosplay também? Essa diferença de classe? Lembre-se Cosplayer profissional, você não chegou no mundo Cosplay ganhando e trabalhando como Cosplayer, você entrou nessa por diversão e foi evoluindo. Respeite o seu parceiro que começou no mesmo patamar que você.                                                                                               Fale com a 4cosplay: redacao4cosplay@outlook.com