Conheça o belo trabalho que a ANAC - Associação de Cosplay tem feito em prol dos Cosplayers em Portugal

A ANAC - Associação de Cosplay nasceu em Julho de 2016 como forma de colmatar uma lacuna existente em Portugal. A necessidade de ter uma entidade formal a ajudar os Cosplayers era grande.
Apesar de existirem vários grupos online onde as pessoas se ajudam entre si, nenhum era organizado. Ainda assim os Cosplayers não tinham uma entidade organizada e com experiência a quem pudessem recorrer caso precisassem de ajuda durante a elaboração dos seus fatos. Também não existia ninguém que lutasse por direitos básicos dos  Cosplayers como, por exemplo, exigir pagamento pela realização de um trabalho.

Parcerias realizadas junto a Associação Cosplay
Foi neste contexto que nasceu a Associação de Cosplay
A Associação de Cosplay tem vários objectivos, sendo um deles a educação. Esta não é tanto no sentido formal da palavra mas sim num sentido mais leve da mesma. Educar as famílias, principalmente os educadores mostrando-lhes que o Cosplay não é um simples hobby mas sim um aglomerado de artes que pode unir gerações e tem muito para ensinar. É uma excelente forma de vários membros da família se juntarem em redor de um projecto e conviver trocando ideias e ensinamentos. É com muito gosto que hoje, ao fim de dois anos, vemos famílias juntas vestidas das suas personagens favoritas.

O trabalho junto de outras associações e marcas têm levado a Associação de Cosplay a vários eventos, nem todos eles dentro da comunidade em que nasceu. Outro dos trabalhos da Associação é a promoção junto de outros públicos que nem sempre são os que frequentam convenções de cultura pop. De eventos de modelismo a festivais literários, a Associação tem percorrido Portugal de Norte a Sul acumulando já alguns quilômetros.

Associação Cosplay no Rock in Rio Lisboa
Tem sido também frequente a “contratação” de Cosplayers para eventos a custo zero, ou muito perto disso. As marcas devem ter em mente da despesa que um Cosplayer tem na confecção do seu fato, caracterização, etc. Por essa razão a Associação tem contactado com várias empresas como forma de mediar e tem conseguido que os Cosplayers sejam pagos pelo seu trabalho. Um dos exemplos mais recentes foi a contratação de 20 Cosplayers para a zona da Pop District do Rock in Rio Lisboa em 2018.

A equipa da Associação de Cosplay é composta por Cosplayers portugueses com uma vasta experiência na área (o que inclui competições a nível internacional) e que todos os dias trabalha a título voluntário e gratuito para levar o Cosplay e a Associação mais longe e a mais pessoas.

Conheça o trabalho da Associação no link abaixo: