©André Letria

Quando o Cosplayer pergunta: "Motivação, onde andas tu?"


Por Simi Cosplay
Há já algum tempo que venho para escrever este post e tentar listar algumas das razões que levam um cosplayer a ficar desmotivado, uma vez que me encontro nesta mesma situação. 
Apesar de ter cosplays quase prontos no momento e de alguns só precisarem de alguns ajustes, não me sinto com vontade de encarnar nenhuma personagem ou de começar a trabalhar nalgum fato/prop. Posso dizer que só me falta elaborar o tridente da card de Halloween da Nozomi, pois já tenho o fato e a peruca, e nem por isso tenho vontade de o fazer.

Como todos sabemos, o cosplay é um hobby caro e trabalhoso. Porém, com algum esforço, sempre consegui juntar dinheiro aos poucos para começar um cosplay ou até para comprá-lo. Infelizmente, para muitos isto é algo que desmotiva a pessoa, porque vê-se sem possibilidades de comprar materiais para construir a personagem que tanto quer encarnar. Esta é a primeira razão que me surge.
A segunda é a comunidade. Todos os que estão a ler este artigo têm, certamente, a perfeita noção dos defeitos e das qualidades que a sua comunidade de cosplay tem e têm também a noção de que muitas vezes os defeitos se sobrepõem às qualidades. Assédio, bullying, ofensas, intrigas. As comunidades de cosplay estão repletas de tudo isto e mais alguma coisa. Porém, cabe-nos a nós ignorar e seguir em frente. Só que muitas vezes estas situações cansam uma pessoa. Para além dos problemas pessoias e do quotidiano, ainda temos que levar com "mimimi's" da comunidade no final do dia. Obviamente, as pessoas têm prioridades, sentir-se-ão desmotivadas para continuar a trabalhar em algo onde somente se stressam e vão acabar por desistir.

Para mim, esta razão é muito pessoal, pois está a acontecer comigo. Há alguns anos que tenho rosácea acneica. A rosácea, numa explicação simples, consiste na concentração de vasos sanguíneos nas maçãs do rosto que leva a uma elevada vermelhidão do rosto. O acne, bem... todos nós já passamos por isso. Infelizmente, a rosácea é uma doença crónica que me leva a estar em constante tratamento. Para além disso, nem sempre a minha pele está, pelo menos, a 70%, o que não me permite usar maquilhagem. Por muito que eu queira fazer cosplay num certo momento, posso não ter a minha pele em condições para receber maquilhagem. Imaginem se isto me acontece no dia de um evento? Apesar de eu conseguir tapar tudo aquilo que tenho no rosto, não é bom para a minha pele estar mais de 8 horas com maquilhagem, sensível da maneira que ela fica, além do calor imenso que sentimos com um fato e num evento. Isto levou-me a afastar imenso.

A última razão é também um tanto quanto pessoal. Ao vermos que o hobby que tanto gostamos não está a dar certo para nós, tentamos sempre encontrar um outro. Contudo, o outro hobby que eu encontrei é maquilhagem. Eu adoro gravar vídeos para o Youtube, criar looks e conjugá-los com lentes, tutoriais de maquilhagem para personagens já existentes ou até originais. Só que nem sempre posso gravar devido à minha pele e os tutoriais ficam em atraso, tal como os reviews.
Estas foram as principais razões que eu encontrei para a desmotivação dos cosplayers. Eu não vou desistir e devo dizer que, para já, somente abrandei. Porém, não se forcem a continuar com algo que pensam que não vos faz bem. Se não vos faz bem, deixem. Mas se têm uma grande paixão por isto, abrandem, só não podem desistir. 

E vocês? Já se sentiram assim? Quais são as outras razões que vocês acham que levam um cosplayer a desistir deste hobby?