Não é Cosplay ?


By Shinobi

"Não é Cosplay..." Essa frase aparece quase toda semana quando alguém publica uma foto no Facebook que não segue certos "padrões impostos" por grupos de pessoas que querem criar regras para um hobby tão divertido, pra que criar regras e deixar de ser livre?
Ser ou não ser Cosplay

Não existe um livro de regras básicas do que é Cosplay ou não é, mas muitos puritanos do movimento insistem em querer dizer como tem que ser a fantasia para ser “Cosplay de verdade”:
Quem nunca ouviu?:- ah cara o Cosplay tem que ser fiel ao filme, desenho etc.....
Segundo a Wikipédia e diversos textos publicados na internet sobre o assunto:
Cosplay (コスプレ, Kosupure) é a abreviação de costume play ou ainda de costume que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia".
Representação de personagem independente de onde venha esse personagem, seja ele de que local for e da forma que for, seja ele criado por você ou não, seja ele adaptado ou customizado por você, por que um Cosplay da princesa Peach sensual não é Cosplay como muitos dizem por ai? Por que não seria? 


Pois bem eu vou lá com meu dinheiro e faço uma fantasia para ir a um evento, mas resolvi misturar dois personagens e criar um novo, faço o Cosplay gasto todo meu dinheiro para confeccionar o personagem criado por mim partindo de dois outros existentes, vou para o evento com a roupa e me vem um cara e diz que aquilo não é Cosplay, claro que é, sempre foi e sempre será Cosplay por mais que digam o contrario, é tanto Cosplay como qualquer versão sexy no jutsu ou versão Ecchi de qualquer personagem de qualquer universo, não adianta ficar com invejinha e chamar de Cosputa, aquilo é Cosplay de verdade, 
Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 1988
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Então não dependo de sua opinião para me dizer o que é ou não é Cosplay, mas escrevo isso pela seguinte razão:
Já chegou a hora desse povo parar com o puritanismo no meio Cosplay, parece que não é só no Brasil, mas em diversas partes do mundo, chega de humilhar as pessoas que não seguem o “seu padrão ideal de Cosplay” A pessoa faz Cosplay sensual é Cosputa, o cara que quis fazer um Cosplay bacana mas não tinha dinheiro é Cospobre, A menina que está acima do peso é gorda, baleia estragou o Cosplay, o negro não pode fazer um Cosplay de um personagem que não seja negro, chega de tanta babaquice, Seja e deixe as pessoas serem livres para fazer o que quiserem, chega de tanto preconceito e de se prender em preconceitos absurdos, e o mais engraçado é que muitos que fazem esses comentários preconceituosos nem Cosplayers são e nunca foram em eventos e ficam chocados a ver pessoas realmente livres fazerem o que querem de suas vidas.   

Se um Cosplay Sensual te incomoda pare de segui-lo:
Se um Cosplay sexy customizado incomoda sua visão pare de segui-lo, é um absurdo seguir uma pessoa apenas para criticar seu Cosplay, se eu não gosto de uma coisa não vou atrás dela para ficar criticando, vá viver sua vida e ser feliz, passear no parque, dar milho aos pombos, plantar uma arvore.
*O Cosplay ser sensual não te dá o direito de assediar a pessoa no evento não, viu virjão, ninguém é obrigado a ouvir suas cantadas babacas, preserve (seus dentes) e o ambiente livre de sua poluição sonora.  
Contravenções penais
Importunação ofensiva ao pudor: Importunar alguém em lugar público. Xingar de forma que fira o pudor da mulher. Pena de multa
Perturbação da tranquilidade: Molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável. Pena de detenção ou multa
Crimes
Injúria: Insultar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou a honra de forma gravíssima. Pena de detenção ou multa
Ato obsceno: Praticar ato obsceno em lugar
Leia também:
Quando a cantada não é um elogio, mas um crime


Sou negro e vou fazer um Cosplay do Batman, qual é o problema?
Racismo no meio Cosplay, só os 100% brancos podem fazer Cosplay do Batman, então se eu for 70% já não posso né? Então meu caro acho que 80% da população do Brasil não pode fazer Cosplay algum seguindo a estética americana, agora vou me limitar ao seu limitado universo de opções para negros? Cara não estou nem ai NÃO vou fazer Cosplay do Super Shock vou fazer do Batman e pronto, guarde seu preconceito para você e seus amigos babacas.

Meu Cosplay não ficou tão bom e você não gostou? FODA-SE
Não faço Cosplay para agradar imbecis, faço por que gosto do hobby e ir a eventos, não tive grana para fazer o Cosplay do jeito que eu queria, mas foda-se consegui fazer e vou ao evento e mesmo não tendo ficado 80% perfeito não admito ser chamado de Cospobre, pois se você tem dinheiro ilimitado do seu pai pra gastar eu não tenho, então vou fazer do meu jeito, com o dinheiro que tenho e estou feliz assim e dispenso sua opinião.

Cosplay é um hobby e diversão, não tem idade, cor, sexo e nem classe social, as pessoas vão ao evento por que gostam de se fantasiar, já vi casos de pessoas que não vão mais aos eventos por causa de criticas que receberam a primeira vez que fizeram Cosplay, muitos vão dizer que essas pessoas não deveriam se importar com criticas mas se coloque no lugar de uma pessoa que não conhece como são os eventos, vai a primeira vez e é discriminada lá, depois de gastar uma boa grana com o Cosplay, como você se sentiria no lugar dela? 

Como teremos um movimento unido se todos ficam um criticando a fantasia do outro, se o cara é negro, se a menina não tem a forma que você gostaria, se o cara não gastou R$ 5.000,00 numa fantasia, ser Cosplay é mais que isso, seja feliz com o Cosplay do jeito que você quiser, seja ele um Cosplay de papelão ou de fibra de vidro faça Cosplay por gostar de ser Cosplay e não para tentar agradar os outros pois não vale a pena.

Envie seus Cosplays para serem publicados em nossa página , enviou publicamos, fazer Cosplay é o que importa e isso nos incentivamos com certeza, divulgue seu Cosplay aqui.
https://www.facebook.com/melhorescosplaysdomundo;