Juri Cosplay Panelinha, você já passou por isso?


Por Shinobi

Quem nunca passou por aquele tipo de situação desagradável de participar de um concurso Cosplay e notar que perdeu para um Cosplayer não tão bom quanto o seu, essa é uma situação corriqueira no Brasil e fica aqui a pergunta, é muito difícil organizar um concurso imparcial?

Vamos então analisar os fatos sobre isso:
Lembro de um concurso realizado aqui em São Paulo no começo da década que deu uma polêmica tão grande que foi até tópico do forum da Cosplay Brasil por um bom tempo e vou contar o que ocorreu naquela situação sem citar os envolvidos.

Um certo evento em São Paulo até que de médio/grande porte organizou seu tradicional concurso Cosplay como era de costume e como fazia anualmente até então,  o organizador convocou uma pessoa para ser responsável pela organização desse concurso e essa pessoa precisava de jurados e o que ela fez? Ao invés de chamar pessoas experientes na cena Cosplayer para serem jurados, chamou o tio, a tia, o amiguinho querido, a namorado e quem mais estivesse próximo a ela com conhecimento técnico do assunto de nível 0 e para piorar durante as apresentações ainda cochichava no ouvido dos jurados que estavam mais perdidos que cego no meio de um tiroteio.

Notaram o grande problema acima? E isso não é uma situação isolada, acontece todo ano nos eventos de Brasil afora, muitas vezes o organizador tem preguiça ou não tem tempo de olhar o concurso com mais atenção e acontece esse tipo de coisa, mas o concurso Cosplay é a cereja do bolo de todo evento e merece ser visto como tal e não menos pois é esse concurso que muitas vezes atrai os Cosplayers para o evento, seja para assistir ou participar e tem que ser visto com mais atenção pela organização do evento.

Concursos Cosplay merecem respeito
As pessoas se preparam durante meses, ensaiam, editam a música de sua apresentação e gastam fortunas para participar dos concursos que tem que ser vistos com uma visão mais profissional, o júri não pode ser formado por panelinhas de amigos e sim com pessoas experientes na cena  Cosplayer nacional, mas o que se vê muitas vezes são pessoas orgulhosas que não chamam fulano, pois não é seu amigo ou não curtia a página do seu site ou por que tem inveja do Cosplay do outro, esse tipo de coisa tem que acabar e o concurso Cosplay tem que estar acima desses pensamentos pequenos.

Lembre também de ler atentamente as regras do concurso e cobrar a organização do evento em caso de possíveis fraudes, ela que é responsável pelo concurso e tem que dar um explicação plausível sobre o ocorrido, peça também para algum amigo(a) acompanhar o desfile todo e se possível filmar as apresentação e comparar os participantes para assim tem uma base mais sólida para cobrar da organização do evento, já passou por uma situação em um concurso Cosplay que se sentiu prejudicado(a)? envie seu relato para: abcgeek@outlook.com

A 4Cosplay agora se chama ABC Geek é o grupo que mantém viva a campanha de respeito ao Cosplayer desde 2011, os dois grupos existem desde de 2010 e se fundiram em 2017 mantendo o nome ABC Geek