Entrevista com Sanda Cosplay


Entrevista com Sanda Cosplay por Alex Shinobi
Fale conosco pelo email: redacao4cosplay@outlook.com

1)Qual seu nome? Quantos anos você tem e O que você faz da vida?
Meu nome é Fabiane Sanda, tenho 21 anos e sou estudante de Design na ESPM e de Foundation Art & Design na EBAC.

2)Há quanto tempo você começou a fazer cosplay?
Faço cosplay desde final de 2015.

3)Onde você conheceu esse hobby? Algum amigo apresentou? Leu em revista? Conte-nos sobre.
Eu comecei a frequentar eventos de anime em 2014, pois meus amigos se interessavam por esse universo. Lá acabei fazendo amizade com alguns cosplayers e quando comecei a jogar LoL, vi a possibilidade de fazer os personagens pelos quais realmente me interessava (antes só via cosplay de anime nos eventos). 

4)O que mais chama atenção em você nesse universo Cosplay?
Para mim o que mais me fascina nesse universo do Cosplay é o processo. Eu gosto muito de saber como as coisas são feitas e acho incrível como uma armadura que parece de metal pode ser feita de EVA. Sempre tive interesse em artes em geral e cosplay é um universo que isso se aplica bastante, seja pelo jeito artístico, ou pelo lado teatral. 

5)Qual foi o seu primeiro Cosplay?
Na verdade acabei fazendo 3 primeiros cosplays, pois queria usá-los nos dias da CCXP 2015. Fiz o Gnar, Annie e Teemo de LoL.

6)Quais outros Cosplays você já fez?
Vish, são muitos... vamos ver se consigo citar todos. Annie Panda, Annie Gótica, Ahri Cinematic, Ahri Dynasty, Mega Gnar, Xayah Crepúsculo Cósmico, Roadhog, D.Va, Katarina, Katarina gatinha, 2B, Asuna, Jinx, Sinon, Lulu guardiã estelar, Sakura Haruno, Cheshire cat, Arcade Riven, Battle bunny Riven, Lux elementalista dark, Spider Gwen, Harley Quinn Arkham Knight, Capeteemo, Ravena, Kakashi, Nick Wilde, Madoka, Ewok, Shiro.

7)Você conhece nossa campanha chamada "Respeite o Cosplayer"? O que você acha que precisa mudar nas pessoas para que respeitem ainda mais que faz Cosplay?
Não conheço, mas adoraria conhecer. Eu sinto que já houve um avanço enorme no que era dois anos atrás. Antes as pessoas não sabiam nem o que era cosplay, e só chamava de fantasia. Acho que ainda dá para melhorar a percepção das pessoas no quesito que nós cosplayers não fomos contratados para ficarmos tirando foto para agradar ao público, nós fazemos cosplay por conta própria. Existem pessoas que ficam com raiva se rejeitamos uma foto, seja porque estamos incompletos ou na correria. Já gritaram para mim: "Mas então você é cosplayer por quê, se não quer tirar foto??!!". Eu não faço cosplay pela atenção ou pelas fotos, é simplesmente um hobby que faço para me divertir.

8)Você mesma faz seus Cosplays ou você manda fazer? 
Eu tenho uma mãe maravilhosa que costura todos os meus cosplays, pois eu não sei costurar direito e não gostei quando tentei aprender. Eu mesma faço as partes de EVA seja armadura, espadas, acessórios etc. De vez em quando eu encomendo um cosplay da China como da 2B ou compro usado nos grupos do facebook.

9)Você já teve algum problema com o público de eventos? conte por favor
Já quiseram tirar foto enquanto eu estava comendo, achei isso meio chato. Também não gosto quando as pessoas do nada tiram sua espada da mão para brincar e tirar foto, custa perguntar antes? Como já havia dito, acho que o principal problema hoje em dia é do público não ter noção de que o cosplayer não está lá para entreter eles.

10)O que acha dos eventos de anime atuais? E o que deveria mudar neles?
Esse ano foi a primeira vez que fui no Up!Abc e gostei muito, me lembrou bastante os eventos de anime tradicionais. Eu gostava mais do Anime Friends quando ele era no Campo de Marte, agora que está num pavilhão coberto dá outro ar e lembra mais a CCXP. Não que isso seja ruim, mas para mim, esses eventos de anime servem mais para encontar os amigos do que pagar um ingresso caro para ir comprar mais coisas caras.

11)Quais os principais eventos que você frequenta?
CCXP, Anime Friends, BGS, Pixel Show.

12)Da época que você começou a fazer Cosplay até os dias de hoje o que você acha que mudou na cena Cosplay?
Tem mais gente fazendo, é algo mais comum e sinto que o nível dos cosplays estão subindo. Antes só se via cosplays simples de anime, agora tem vários de armaduras, coisas com LEDS, e cada detalhe impecável. Fico feliz com isso...

13)Para quem quiser conhecer mais do seu trabalho, como podem te encontrar na internet (suas páginas) ?

14)Deixe um recado para quem está começando no meio Cosplayer 
Sem medo! O que impedem a maioria das pessoas de começar é vergonha. É só experimentar um dia que você verá o quanto que é legal. E caso não for sua praia, é só parar, ninguém é obrigado a continuar. Não pensem que vão começar com aquela armadura fodona. Uma dica: veja muitos tutoriais no Youtube! Aprendi tudo o que precisava por lá, pois não tinha amigos próximos que faziam cosplay. Outra dica: peruca de qualidade e lentes coloridas fazem a diferença, assim como uma boa maquiagem (para os meninos tmb).


Entrevista com a Cosplay Sanda