Afinal, os fotógrafos tiram fotos porque gostam/conhecem os Cosplayers ou não?


Por Fubuki

Olá, pessoal! ^_^

Hoje trago-vos um assunto um tanto ou quanto polêmico, digamos assim.  Decerto que isto já foi discutido em diversas plataformas, mas eu  gostaria de vos trazer a minha opinião baseada na minha experiência.  Pois bem, será que os fotógrafos, num evento, tiram fotos porque  gostam/conhecem os cosplayers ou não?

Bem, após a minha ida à Comic Con Portugal 2015, eu posso dizer que sim.  E por falar em CCP, devo desde já pedir-vos desculpa por não ter feito  uma cobertura do evento, mas estou à espera do evento deste ano para  fazer algumas comparações essenciais, uma vez que esta será a terceira  edição.

Pois bem, sendo cosplayer, sei que não sou a primeira que já sentiu  isto. Vai a um evento, leva um cosplay bom, bem elaborado e as fotos que  lhes são pedidas são poucas. Para esclarecer a situação, eu vou dar-vos  um exemplo. Os fotógrafos do nosso site, quando estão presentes em  eventos, tentam tirar fotos de todos os cosplayers, independentemente de  o cosplay estar bom ou não, independentemente de gostar do cosplayer ou  não, independentemente de gostar da personagem que está a ser  interpretada ou não. E essa é a atitude correta. No entanto, eu sinto  que aqui em Portugal, esta não é a atitude que é tomada.

Tal como eu disse acima, eu vou falar segundo a minha experiência e  estava à espera de um evento de grande dimensão para discutir convosco  este assunto. Peço-vos desde já que deixem as vossas opiniões abaixo nos  comentários. Infelizmente, no ano passado, fiz uma pausa no cosplay.  Porém, aproveitei a CCP para regressar com um grande projeto meu que  ambicionava fazê-lo há bastante: uma versão minha da Lady Loki. E  finalmente consegui. Foi um projeto que se prolongou por meses até aos  últimos minutos antes de sair de casa e até no próprio evento. Levando a  situação para o mundo do trabalho… Quem já está no mundo do trabalho  gosta que o seu esforço e dedicação sejam reconhecidos, certo? Pois bem,  o mesmo acontece com os cosplayers. Fãs da personagem que estão a  encarnar e fotógrafos pedem-vos fotos, mas aqueles fotógrafos que estão  lá para cobrir o evento para um site do género da Cosplay Magazine não  vos pedem. E isto tem-se repetido comigo ao longo de vários eventos. As  fotos publicadas por esses sites são sempre dos mesmos cosplayers.  Agora, pensem comigo: será porque conhecem ou gostam dos cosplayers ou  não? Mais uma vez, eu digo sim. Eu andei pelo recinto várias vezes,  cruzei-me com esses fotógrafos várias vezes e simplesmente fizeram-se de  despercebidos.

Vocês devem estar a pensar: “Bem, o cosplayer pode sempre pedir que lhe  tirem as fotos para que possa aparecer nessas plataformas.” Pode sim e  eu não discordo. Só que quando é o fotógrafo a dirigir-se a vós, vocês  sentem que todo o vosso trabalho ao longo dos meses anteriores valeu a  pena, que o vosso trabalho está finalmente a ser reconhecido. Quem é  cosplayer, decerto que vai compreender este sentimento.

Outro aspeto que eu gostaria de apontar é: não é por ser ainda uma  cosplayer pouco conhecida no país que isto acontece, uma vez que há  cosplayers que ainda não são muito conhecidos que estão sempre nos posts  dos eventos dessas plataformas. Portanto, o facto de o cosplayer já ser  famoso ou não, não é um fator que influencia esta atitude.
Mais uma coisa! Eu não defendo quem faz o seu trabalho de graça, neste caso, as sessões fotográficas! Podem ler aqui uma ótima matéria em que o Shinobi dá a sua opinião sobre o assunto.
Sendo assim, deixo aqui a minha opinião e gostava imenso de saber a  vossa. Penso que no futuro irei fazer um outro post a falar sobre isto,  independentemente de a situação ter mudado ou não.