Ads (728x90)


Afinal como são os eventos Cosplay em Portugal?


De facto, as convenções aqui em Portugal não são só de anime. Como vocês podem ver na imagem acima, o maior evento em Portugal é o Comic Con. Ora, o Comic Con reúne todos os géneros da cultura pop num evento só. Mas, vamos por partes!
Inicialmente, as convenções não existiam em Portugal. Até há bem pouco tempo, o pessoal reunia-se em pequenos eventos que lojas geeks organizavam e reuniões pontuais em alguns locais das maiores cidades do país. No entanto, isso mudou quando o Iberanime se instalou no Porto e em Lisboa.
Calendário 2015
Janeiro
-Dia 20, Setubal, 1º CONVENÇÃO DE ANIME E COSPLAY EM SETÚBAL
-Dia 24, Lisboa, Winter Masquerade Ball II
Fevereiro
- Dia 7, Braga, Nihongo
- Dia 14, Lisboa, Photoshoot 
- Dia 21, Porto, Portoshoot
Março
- Dia 7, Lisboa, Anisama - 1ª Edição
- Dia 14, Braga, Aonime
- Dia 21, Lisboa, Cosplay Day @ Spawn Point
- Dia 27, 28 e 29, Barreiro, Lan ESAC
- Dia 28, Lisboa, LAUNCH PARTY do 6º AniComics Lisboa
Abril
-Dia 11 e 12, Lisboa, Anicomics
Maio
- Dia 9 e 10, Lisboa, IberAnime
- Dia 16, Canidelo (Vila Nova de Gaia), Haruhi - Nihon Matsuri - 
Junho
-Dia 6 e 7, Lisboa, Asian Culture Party
Julho
- Dia 4 e 5, Porto (Maia), Ismai Legends
Agosto
-Dia 1 e 2, Porto, Central Comics Fest
-Dia 22 e 23, Algarve, Manga and Comic Event
Setembro
Outubro
-Dia 24 e 25, Porto, IberAnime OPO
Novembro
Dezembro
-Dia 4, 5  e 6, Porto, Comic Con Portugal
Como vocês podem verificar na lista acima, atualmente, há muitos eventos em Portugal. Mas, muitos ainda se estão a expandir e a ganhar fama, de forma a atrair mais visitantes. Infelizmente, eu sou do Norte, então não vos posso dar muitos detalhes sobre os eventos que se realizam no Sul, a não ser o que me contam e as informações disponibilizadas pelas(os) páginas/sites dos eventos.
1º CONVENÇÃO DE ANIME E COSPLAY EM SETÚBAL: infelizmente, não encontrei nenhuma informação sobre este evento, nem a sua página no Facebook, mas como também foi a primeira vez que se realizou, é compreensível.
Lisboa, Winter Masquerade Ball II: Sendo que este ano foi a sua segunda edição, o Winter Masquerade Ball tem por objetivo reunir cosplayers e não só num baile de cosplay. E sendo um baile, tem um dresscode (código de traje). A maioria leva veste os seus cosplays, mas há a alternativa da roupa semi-formal.

Nihongo: este evento realiza-se com o propósito de reunir fãs, cosplayers e outros. Centra-se, tal como o seu nome insinua, na cultura e animação japonesa. Neste tipo de eventos, normalmente há muitos torneios relacionados aos games e desfiles/concursos de cosplay, para além de todos os workshops que são realizados com a participação de grandes cosplayers portugueses.
Cosplay Photoshoot (Lisboa)//Portoshoot (Porto): ambos têm o mesmo propósito - celebrar o Carnaval. No entanto, este ano o Cosplay Photoshoot teve um desvantagem: foi realizado no Dia dos Namorados, algo que nos anos anteriores foi diferente, já que se celebrava sempre que possível no dia de Carnaval. Como tal, mudaram um pouco a temática do evento: "In Love", para mostrarmos mais o nosso lado romântico. Quanto ao Portoshoot, realiza-se sempre na semana a seguir ao Cosplay Photoshoot a um sábado. Realiza-se num local icónico da cidade do Porto, o Palácio de Cristal e a atração principal são os concursos da fotografia e também as fotografias que são tiradas nesse local.

Anisama: é um evento que foi criado a partir da iniciativa de um grupo de pessoas com um grande interesse na cultura e animação japonesas. Realiza-se também em Lisboa e tem por objetivo, tal como a própria descrição do evento o diz, "promover a animação e a cultura japonesa em Portugal(...)". Na página do evento, podem visualizar vários vídeos que foram feitos este ano com os cosplayers presentes.

Aonime: o evento a que muitos chamam "Aomine", devido à semelhança existente no seu nome com o jogador da Tōō, Aomine Daiki (Kuroko no Basket), intitula-se como "O maior evento de cultura japonesa do Minho". Apesar de que a informação dada pela página do evento ser de que esta foi a sua primeira edição, no ano passado o Aonime também se realizou. As atrações e atividades são praticamente as mesmas que os outros eventos têm, à parte de ter muitas lojas geeks presentes.
Cosplay Day @ Spawn Point: o seu propósito é dos mais úteis que há em eventos para cosplayers. Serve como preparação para o Anicomics, evento que se realiza poucos dias depois. E vocês perguntam-se, "mas é preciso ter preparação para um evento?". Claro que sim, mas neste caso, estão presentes cosplayers experimentes, tais como a Leonor Gárcias Cosplay, para nos ajudarem com os nossos cosplays e tirarem algumas dúvidas que tenhamos. Mas podemos simplesmente aproveitar o dia para estarmos com os nossos amigos e divulgar o nosso trabalho enquanto cosplayers.
Lan ESAC: como eu não tinha conhecimento sobre este evento, tive mesmo que pesquisar. Visitei o site da Lan ESAC e li a parte da Info. para vos conseguir dar alguma informação. Sendo assim, "a Lan Party Esac é um evento onde se juntam jogadores durantes 3 dias (non-stop) para disputarem diversos torneios de video-jogos e concursos." Para além disso, este evento é realizado e organizado numa escola onde existem cursos profissionais de Informática, tendo também o apoio e ajuda de professores e ex-alunos.
Launch Party do 6º Anicomics: ora bem, é mais um evento relacionado com o Anicomics. É uma festa realizada no mesmo local do Winter Masquerade Ball II, organizada pela Associação Portuguesa de Cosplay (APC). As maiores atrações são o Karoke, que se prolonga por uma hora, e os aperitivos e doces do Maid Café - Pastel Cafe.
Anicomics: o que é que eu posso dizer mais sobre o Anicomics? Muito pouco, até porque muito já foi dito nos eventos anteriores que lhe estão relacionados. Este é o evento onde se reúne todas as atrações e atividades características deste. 
Iberanime LX (Maio)//Iberanime OPO (Outubro): ora, chegamos finalmente a um dos principais evento em Portugal, que passou ao que se pode considerar "2º lugar", graças ao Comic Con. Realiza-se nas grandes áres metropolitanas do país, de forma a atrair mais pessoas. A primeira edição foi em 2010 e desde sempre se realizou em Lisboa e no Porto. A história que sempre é contada pelo organizador deste evento, que é brasileiro, trata-se  de o seu filho gostar bastante da cultura e animação japonesas, e portanto ele teve a ideia de realizar um evento para reunir pessoas que partilhassem dos mesmos gostos. Desde então, o Iberanime não parou de crescer. Uma das grandes atrações do Iberanime, para além dos concertos anuais de interpretes de openings de animes, é o CMW - Cosplay World Masters. Mas os detalhes deste concurso de cosplay fica para um outro post ;)
Haruhi - Nihon Matsuri -: este é um pequeno evento que se realiza na escola secundária que eu frequentei, a Escola Secundário Inês de Castro. Como é habitual, estão presentes as principais lojas situadas no Porto, a Aniplay e a The Twin Guns. O que eu acho que é muito interessante e um ponto muito positivo deste evento, é o facto de este ser organizado e realizado a partir da iniciativa do Clube de Japonês da escola - o Haruhi. 
Asian Culture Party: mais um evento sobre o qual eu não sei muito. Quanto às atividades, é o habitual: workshops, jogos e outros. O Asian Culture Party dá "particular enfoque nas culturas chinesa, coreana e japonesa."
ISMAI Legends: sendo que foi a sua primeira edição este ano, realizou-se no Instituto Universitário da Maia. Dedica-se principalmente aos games e em League of Legends (LoL), havendo concursos ao longo do dia. Para os amantes de LoL podem encontrar mais informações sobre este evento na sua página do Facebook.
Sci-Fi LX: sim, este é o único evento que não está na lista, mas que realizou em Lisboa. Que eu saiba, foi também a sua primeira edição e como o seu nome o indica centra-se em ficção científica. Para além de todas as atividades relacionadas com estes eventos, realizam-se também experiências científicas.
Central Comic Fest: um dos eventos com maior destaque no Porto, realizou-se, até ao ano passado, no Hard Club. Porém, este ano o espaço mudou para a Casa das Artes, de modo a acolher um maior número de pessoas. Para além, sempre foi um evento de um dia só, mas este ano decidiram que deveria ter dois dias e como tal, o preço dos bilhetes aumentou. Este ano não me foi possível dirigir ao Central Comics Fest, mas pelo que soube, a afluência de pessoas foi menor e eu vejo como causas desta dimiuição a mudança do espaço e o aumento do preço dos bilhetes. Esperemos que seja melhor no próximo ano! Quanto ao evento em si, este reúne muitos aspetos da cultura pop estrangeira e portuguesa, para além das atividades e concursos de jogos e cosplay.
Manga and Comic Event: vamos a mais um evento sobre o qual eu não sei nada! Foi um evento realizado pela Associação Núcleo de Geeks do Algarve de forma a reunir o pessoal bem lá do Sul e também para que não se pare no Verão. Encontram mais informações na página do Facebook e no site.
Técnicon: e que tal eu dizer que também não sei nada sobre este?! Pois bem, também não tenho grandes informações sobre este evento, até porque este ano foi a sua primeira edição. Tem o seu principal foco nos games e realiza-se no Verão. Como já foi possível verificar, nesta época há uma grande quantidade de pequenos eventos, pois os adolescentes encontram-se de férias e é uma oportunidade de se divertir e reunir com os seus amigos.
Lisboa Games Week 2015 - COSPLAY: bem, este evento baseia-se no meu hobby favorito: o cosplay. Tal como a imagem abaixo o refere, os dois dias são preenchidos com concursos de cosplay, sendo que no Sábado são realizados os concursos de cosplay individual e no Domingo, os concursos de cosplay em grupo. É uma forma de nos reunirmos com os nossos amigos, divulgar o nosso trabalho e divertirmo-nos ao fazermos aquilo que mais gostamos.
Comic Con Portugal: e chegamos finalmente ao maior evento de cultura pop em Portugal! No ano passado realizou-se a primeira edição e foi um enorme sucesso. Realizando-se num local estratégico, a Exponor, facilitando assim a viagem aos nossos vizinhos, os espanhóis. Os preços dos bilhetes variam consoante as datas em que se compram e há também vários tipos, mas posso dizer-vos que rondam os 167 e os 196 reais. No site da Comic Con Portugal têm mais detalhes sobre este assunto se tiverem mais curiosidade. O sucesso foi tal que este ano a Exponor terá ainda mais pavilhões abertos para haver mais espaço para outras atividades/bancas/etc. No entanto, esse sucesso também levou a um aumento no preço dos bilhetes, mas isso não tem impedido o público de comprar, pois os bilhetes VIP já esgotaram há algum tempo. Para além disso, temos a noção de que esta Comic Con nada se compara à de San Diego, mas o que atrai pequenos e graúdos e a diversidade de cultura pop, centrando-se principalmente em BD (nacional e internacional), o grande concurso de cosplay e certo merchandising que só se pode encontrar em lojas online se não forem a este evento. Este ano espera-se uma maior afluência de pessoas e mais famosos serão ainda adicionados à lista! :3
(Alguns dos convidados da Comic Con Portugal deste ano.)
Como devem ter reparado ao longo do post, a maior parte do eventos realiza-se em Lisboa, mas os nortenhos têm a sorte de conseguir ter eventos bem importantes pela sua área. 
Não se esqueçam que ao longo do post, as palavrinhas têm hiperligações para as(os) páginas/sites dos locais/eventos. 
Espero ter conseguido satisfazer a vossa curiosidade! ;)
By Fubuki