Por Black Fang 

Então enfim chegou aquela fatídica hora de vender seu cosplay. Falta de espaço, dinheiro para novos projetos ou simplesmente não querer mais usar aquele cos são os principais motivos para venda, mas sabemos que não é uma roupa que se vende tão fácil. Não dá pra simplesmente colocar em qualquer brechó e esperar que algum cosplayer cruze o seu caminho, certo? Por isso que essa matéria está aqui para te ajudar a vender.


1. FAÇA UMA LISTA DOS DETALHES DO QUE IRÁ EMBORA

Antes de vender é muito importante que você cheque e especifique quaisquer problemas ou defeitos que ele tenha. Como a maioria das vendas tratam-se de usados, o essencial de uma boa negociação é que você aponte no anúncio se ele tiver aquela costura desfeita, pedaço quebrado de armadura, peças faltando etc. Pular esse passo pode resultarem feedbacks negativos e tirar a possibilidade de outras pessoas comprarem futuros produtos, então fique atento!
Lembre-se também que o comprador pode pedir as fotos reais do produto, então evite tentar passar aquele detalhe despercebido, porque provavelmente vão achar sim!


2. ESTIPULE O PREÇO

Embora isso seja uma decisão única do vendedor (então pare de ficar gritando em caps lock que o produto tá caro) fazendo com que cada um venda pelo preço que quer, fica aqui uma lista de coisas para levar em consideração quando for estabelecer o valor:
> Ser um produto usado
> Ter peças faltando ou partes danificadas
> Demanda: Séries que estiverem em alta na época do anúncio como Shingeki no Kyojin, Sword Art Online etc tornam a roupa mais fácil de vender, possibilitando um preço mais próximo do original enquanto por outro lado aquele personagem coadjuvante de um anime antigo provavelmente não vai conseguir sair do seu armário sem um preço bem camarada.
> Materiais com que foram feitos: Pode não parecer, mas o preço do metro do tecido ou a grossura do EVA impactam bastante nos custos de confecção então devem sim ser levados em consideração para a venda.


3. ACHE UM PONTO DE VENDA

Por sorte a Internet tem sido de grande ajuda para vender já que a comunidade cosplay cresce a cada dia que passa, e por isso muitas pessoas preferem comprar uma roupa pronta do que começar do zero com um cosmaker. Por isso você tem basicamente dois tipos de venda:

> Mercados Online: que variam desde a criação de uma lojinha (recomendado se você tem produtos disponíveis em grandes quantidades periodicamente), até um perfil em sites como MercadoLivre.
> Grupos de Venda: que estão presentes em grande quantidade no Facebook como o Venda de Cosplay (2.0) que possui regras para organizá-lo e facilitar sua compra e venda. Nesses grupos também é possível oferecer uma troca ao invés da venda, possibilitando a obtenção de perucas, lentes e outros produtos em troca daquele cosplay


4. ATENÇÃO AOS DETALHES NA NEGOCIAÇÃO
Infelizmente qualquer ponto de venda está sujeito a caloteiros, e isso não se refere apenas aos vendedores. Existem muitos casos onde a conversinha funciona e o vendedor envia o produto sem o depósito do comprador ter caído em sua conta. O que acontece depois? Pois é, sem cosplay e sem dinheiro. NUNCA envie um produto antes que o dinheiro esteja em sua posse, independente dos pedidos que possam aparecer, e lembre-se que você não tem nenhuma obrigação de abaixar o preço só pela pessoa ter pedido.
Também é muito importante pedir o comprovante para o cliente, pois o banco pode sim dar problemas, assim como é bom enviar o rastreio do correio quando a encomenda for enviada por ele.


5. SALVE SEUS FEEDBACKS
O mercado de compra e venda do nosso hobby depende muito da relação entre comprador e vendedor, por isso sempre que realizar uma compra tente salvar o feedback recebido ou peça para o cliente (se o mesmo quiser) postar um feedback em grupos para que outras pessoas não precisem cancelar a compra por pensar que pode se tratar de um calote. Quanto mais feedbacks, mais fácil se tornam as negociações.

Por enquanto acredito que é isso, mas se tiverem mais alguma dúvida sobre negociações é só comentar que eu respondo o mais rápido possível :}