Entrevista com o Cosplayer Liko Ono


Entrevista realizada por Alex Shinobi

Essa semana entrevistei o grande Cosplayer Liko Ono que falará um pouco do Hobby Cosplayer e sobre séries antigas, a grande diferença nessa entrevista é que se trata de um Cosplayer experiente que à anos cultiva esse hobby então espero que as atuais gerações aprendam como esse trabalho evoluiu com essa fantástica entrevista:

Qual seu nome? Quantos anos você tem?
Meu nome verdadeiro é Lincoln, mas sou conhecido como Liko Ono meu nome artístico. Bom idade não me preocupo com isso é relativo continuo a curtir a Vida é isso o mais importante.

O que você faz da vida?
Eu sou Funcionário Público aposentado, e curto os eventos sejam de Animes, japoneses ou de Música, já fiz Teatro e Dublagens, mas não segui nestas áreas, apesar de já ter atuado.

E há quanto tempo você começou a fazer Cosplay?
Bom Cosplay na palavra propriamente dita comecei a partir de 2001, quando frequentava os Eventos de STAR WARS, denominados chamados JEDICONs.

Onde você conheceu esse hobby? Algum amigo apresentou? Leu em revista? Conte-nos sobre.
O Hobby começou nos eventos de fãs clubes, onde encontrei pessoas que possuíam os mesmos interesses que os meus, fazer as roupas dos personagens isso já em 1979, quando no colégio tive a oportunidade de colocar tudo em prática, em uma peça teatral que eu mesmo criei, baseado no filme STAR WARS, daquele dia em diante minha vida não seria a mesma, dai em diante não parei mais de participar de quase todos os eventos que podia.

O que mais chama atenção em você nesse universo Cosplay?
O que mais me chama a atenção que é uma coisa sem fim, a todo momento você pode criar tudo que imaginar sobre todos os personagens que englobam desde Manguás, Animes, seriados, filmes de Ficção, Games e Outros.

Qual foi o seu primeiro Cosplay?
Meu primeiro Cosplay mesmo foi de Soldado STORM TROOPER, personagem do Filme STAR WARS, uma armadura branca, e seu armamento, mas já fiz outros mesmo quando não se chamava se vestir de personagens como Cosplay.

Quais outros Cosplays você ja fez?
- Bom Além do STORM TROOPER do filme STAR WARS, fiz o de NAVE TROOPER, o de Piloto da X-Wing, a de Clone Trooper, o de Oficial Imperial;
- Do Anime NARUTO fiz o IBUSU Sensei;
- Do Filme MATRIX fiz do Neo;
- Do Seriado STAR TREK, fiz o SPOK, o SULU;
- Do seriado VOYAGER, fiz o Alferes KIN;
- Do Filme STAR TREK "Além da Escuridão" tenho o Cosplay do SPOK e do Doutor Leonard McCoy;
- Do Seriado Tokusatsu ULTRASEVEN fiz o personagem DAN MOROBOSHI da Ultra-Patrulha que se transforma personagem principal que é o ULTRASEVEN;
Além destes possuo outros persoagens de seriados Tokusatsu que ainda estão em fase feitura das roupas, mas deixo em segredo. E em outra oportunidade venho a falar sobre eles.

Quais são suas séries preferidas?
Quanto a Filmes Minhas séries preferidas são, STAR TREK, Clone Troopers, Dr Hoo, VOYAGER, Batman, Galactica, YAMATO, e quase todas as séries Tokusatsu Japonesas.

Como você se tornou fã dessas séries?
Primeiramente por ser descendente de japoneses ja fui motivado a curtir esses seriados japoneses, pois eram um mundo totalmente diferente dos outros que na época eram transmitidos na TV e eram cativantes pois invocavam a força e a luta pela Paz.

Como era na época acompanhar a série e conseguir souvenires? tendo em vista que não existia a facilidade que a internet nós traz hoje para adquirir qualquer coisa.
Na época era difícil, pois nada que saia na TV existia vendendo em lojas, era praticamente tudo imaginário, e assim eu mesmo criava imitações de armas, fazendo de conta, uma capa uma máscara. Mesmo quado aparecia algo sobre os seriados, chegavam ao Pais depois de uma ano ou até mais, e não era fácil comprar pois eram muito caros. Hoje em dia consigo comprar produtos através de colecionadores que compram produtos a alguns anos atrás, mas por um preço mais caro pois são peças únicas, tanto no Brasil quanto lá fora.

Existiam encontros de fãs no auge dessas séries? como eram esses encontros?
Não existia encontro de fãs proritariamente ditos, alguns Amigos que possuíam os mesmos gostos se reuniam, se encontravam em passeios para discutir sobre os filmes, mas nada comparado à um evento, eram marcados na época através do telefone ou da visita de algum amigo ou telegrama ou carta, pois não havia outro meio de comunicação.

Como você vê a evolução das convenções? estão melhorando ou piorando os eventos no Brasil?
Os evento começaram a melhorar com estes encontros esporádicos de fãs, que com o passar dos anos houve a necessidade de se evoluir para poder ter mais e mais espaço, hoje em dia mesmo com o advento da internet fica muito mais fácil a informação chegar a todos e a quantidade a cada dia tende à aumentar mais. Imagino eu que os eventos vão ficar mais difícil de ser frequentados pela grande procura de fãs, e o que falta em várias cidades é espaço que possa comportar e ao mesmo tempo dar Segurança ao Evento. 
Os eventos estão evoluindo e englobam várias tribos e gostos diversificados, desde objetos que lembram seus personagens, Games, vestimentas, colecionáveis, desenhos, esculturas, Mangás. Vai ficar muito difícil, chegará um momento em que um Cosplayer não vai poder andar nestes eventos com suas roupas e vestimentas. Mesmo o AF está muito deficiente quanto a proporcionar um bom evento principalmente para seu público alvo que são os Cosplay, ja melhorou quanto aos sanitários, porém o Cosplay não possui nenhum local para se vestir adequadamente, sem espelhos para as garotas nem espaço para seu material.

Os mais novos identificam o seu Cosplay da série Ultraseven logo de cara ou chegam pra te perguntar de que série é o uniforme?
Depende muito do Evento se é um de Anime são raros os que reconhecem, a grande maioria pergunta de que mangá ou seriado que é? Nos eventos japoneses alguns já reconhecem mas ainda confundem perguntam se é do ULTRAMAN. Outros falam Power Ranger, Jiraya eu dou rizada.

Qual a diferença dos eventos antigos para os atuais, o que mudou na sua opinião?
Nos eventos antigos percebi que os jovens possuíam mais vergonha de se vestir de personagens, tanto que as garotas nem tingiam seus cabelos, coisa que hoje é normal, e o material que é feito os Cosplays estão cada dia mais fáceis de se adquirir e cada vez mais sofisticados, oque não se podia fazer antigamente, hoje os Cosplayers customizam tudo oque podem e as vezes costuram suas próprias roupas como é no meu caso.

Deixe uma mensagem para as pessoas que estão entrando nesse universo Sci Fi e Cosplay atualmente
Para você que está sonhando com a realização de um Cosplay, se não tiver alguém de confiança para costurar sua roupa, não caia na primeira que aparece, o barato pode sair muito caro, pesquise, procure indicações, tire as suas dúvidas, quanto ao Mundo Sci Fi, existem vários fãs Clubes e só procurar um dos membros para se orientar, e onde adquirir os materiais, ou complementos de seu Cosplay e Boa Sorte.